Biografia

annie_lennoxA escocesa Annie Lennox estourou nos anos 80 como vocalista do Eurythmics. É dela o tom inesquecível de “Sweet dreams (Are made of this)”, um dos grandes hits lançados pelo grupo.

Começou sua carreira solo lançando “Diva”, em 1992, quando se revelou como compositora. O álbum, que tem dez músicas com a assinatura da artista, traz sucessos como “Little bird”, “Walking on Broken Glass ” e “ Why”, composição que rendeu a ela o prêmio Ivor Novello. Na categoria de melhor cantora, Annie Lennox acumula seis vitórias no BRIT Awards, nos anos de 1984, 1986, 1989, 1990, 1993 e 1996. A artista contribuiu ainda com “Love Song for a Vampire” para a trilha sonora do filme “Drácula de Bram Stoker”, dirigido por Francis Ford Coppola.

Depois de dar à luz a sua segunda filha, Annie se concentrou na família por algum tempo, até lançar, em 1995, o álbum “Medusa”. O primeiro concerto solo nos Estados Unidos aconteceu em 8 de setembro de 1995, no Central Park, em Nova York. O repertório do segundo disco inclui covers de Neil Young, Al Green, Paul Simon, Bob Marley, entre outros. Há releituras de “A Whiter Shade of Pale”, “Waiting in Vain”, “Something so Right” e “No More I love You’s”, música pela qual a cantora ganhou um Grammy de Melhor Performance Vocal, na categoria Pop.

Em 3 de junho de 2002, Annie cantou “Sisters are Doin’ it for Themselves” e “Why”, no show em comemoração ao Jubileu de Ouro da rainha Elizabeth II, em Londres, na Inglaterra. No fim daquele ano, ela ganhou o prêmio Century do Billboard Music Awards, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Depois de vender mais de 12 milhões de cópias com os seus dois primeiros annie_lennox1discos, Annie Lennox voltou à ativa em 2003 com “Bare”. O repertório de seu espetáculo mescla os grandes sucessos dos tempos do Eurythmics com os de sua carreira solo. No ano seguinte ela saiu numa bem sucedida turnê pelos Estados Unidos junto com Sting.

Em 2004 a cantora colaborou para a trilha sonora do filme “O Senhor do Anéis – O Retorno do Rei” com a música “Into the West” – pela qual ganhou um Oscar. Em 2005 esteve envolvida em campanhas beneficentes. Em 2007, Annie lançou o album “Song of Mass Destruction”, album que leva a música ‘Sing’, lançada para arrecadar fundos para a ONG de Nelson Mandela que ajuda pessoas doentes com o vírus do HIV na África, essa música tem a participação especial de Madonna entre outras cantoras que aceitaram a participar da campanha.
Agora em 2009 Annie com uma carreira solo grandiosa, desde 1992 e 4 albuns ótimos, acaba de lançar um CD com DVD entitulado “Collection”, onde está todos os seus maiores sucessos desde o album Diva até hoje.
O disco inclui uma faixa bônus chamada “Shining Lights”.

Deixe um comentário